
Medicina Tradicional Chinesa e Ayurveda
.png)
A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) e Ayurveda são sistemas de saúde holísticos, ou seja, existe uma inter relação entre corpo, mente, energia, alma e a natureza. Consideram a totalidade do ser, e sua interação com tudo que há no Universo.
Dentro do corpo humano, existe essa interação agindo o tempo todo, entre todos os sistemas.
Por isso, a necessidade de um bom diagnóstico e um tratamento que visualize de forma mais ampla os sintomas apresentados.
Emoções e pensamentos (o meio abstrato) influenciam o funcionamento dos diferentes sistemas orgânicos (o meio concreto), e vice-versa.
Essa interligação entre as duas partes é feita pela energia que circula no corpo, algo entre o sutil e o concreto.
Trazendo a energia para seu fluxo natural de equilíbrio, teremos a harmonia física e mental.
A MTC e Ayurveda utilizam uma linguagem que retrata simbolicamente as leis da natureza e que valoriza uma inter-relação harmônica entre as partes, visando sempre a busca da integridade.
A teoria do Yin-Yang, divisão do mundo em duas forças ou princípios fundamentais, interpreta todos os fenômenos em opostos complementares.
A teoria dos 5 elementos atribui diferentes propriedades a todas as coisas e fenômenos, na natureza assim como no corpo.
Os Doshas são formas de energias vitais e móveis, provêem a estrutura físiológica para a interação entre os órgãos e os elementos.
Na busca pelo equilíbrio, foram desenvolvidas diferentes técnicas, que mobilizarão as energias, eliminando os excessos, desbloqueando as energias estagnadas, e trazendo o fluxo natural que é a saúde.
​